Home / Vídeos / Palestras / Ética hacker para crianças e adolescentes

 

Por Alex Primo
Editor

O que seria inovador na educação? Esta era a questão central do TEDxUnisinos, no qual eu tive a honra de palestrar. Realizado em 29 de outubro, o evento reuniu um grupo muito qualificado de pesquisadores, professores e outros profissionais. Para provocar a plateia, minha palestra ganhou o título de “Ética hacker para crianças e adolescentes”.

Conforme a recomendação encaminhada a todos palestrantes de eventos TED, busquei fugir de uma fala simplesmente teórica, de cunho acadêmico, recheando-a com diversos exemplos e ilustrações.

Depois de apresentar as principais características da chamada ética hacker, baseando-me principalmente neste livro de Pekka Himanen, discuti como a escrita de fan fictions segue estes princípios. Finalmente busquei defender como esta prática pode fomentar a criatividade e colaboração no contexto educacional.

Assista a seguir minha palestra na íntegra.

 
 

16 Comments

  1. Olá Alex, parabéns pela palestra. Muito inspirador para quem tem filhos e quer aplicar neles desde cedo a cybercultura e a cultura da colaboração e do aprendizado interativo. Pode me recomendar outras referências? Obrigado e um abraço!

     
  2. Anônimo says:

    Caro Frank, fico muito feliz que a palestra possa ser útil. Tenho um site com outras dicas de leitura (BTW, preciso atualizá-lo!): http://bibliografiadecibercultura.com

     
  3. Prazer é ver você palestrando e disseminando os valores da cultura Hacker por aí; cultura esta que, você sabe, eu pratico e defendo. Quebrando um pouco os estigmas que a mídia de massa produz ao fornecer sobre este assunto informações TÃO parciais e reduzidas para a sociedade. Adorei também o Avatar que você escolheu para te representar no encerramento de sua apresentação !
    Parabéns e bem vindo a comunidade que defende a liberdade e a evolução social plena.

     
  4. Parabéns Alex. Excelente palestra. A cultura hacker pode inspirar as mudanças no processo de ensino-aprendizagem que permitam superar a Educação burocrática que temos hoje. Mas, para o hacktivismo continuar será preciso defender a liberdade na rede. Por isso, precisamos de muita gente na briga contra o Stop Online Piracy Act. abçs

     
  5. Anônimo says:

    Christyne e Sergio,

    de fato, precisamos esclarecer às pessoas que hackerismo não é sinônimo de crime online. Na verdade, o espírito hacker é o que move a web desde sua invenção.

     
  6. Paulo Gileno Cysneiros says:

    Caro Alex,
    Parabéns pela fala. Bom vc ter utilizado o livro do Himanen – publicado aqui há 10 anos, ainda a referência mais visível em portugues sobre o tema. Mas Himanen não escreveu para brasileiros. Cabe agora vc escrever um livro para nossa cultura, nossos adolescentes e jovens, pois essa turma – particularmente nos cursos de informatica – está sendo seduzida pela filosofia da MIcrosoft e similares.

     
  7. Parabéns pela palestra, muito bacana mesmo.

     
  8. Oi Alex,
    Antes demais parabéns por sua palestra e informação que deu para todos nós que como país e no caso professora, achei toda a informação dada de muita importancia. Obrigada por partilhar!

     
  9. Sua palestra foi muito bacana, é uma mais valia para todos os educadores desse país no sentido de utilizarem da melhor forma as técnologias, valeu!

     
  10. Bela palestra essa sua! Parabéns e continue partilhando seus conhecimentos com todos nós, para que possamos ser melhores educadores e melhores pais.

     
  11. Marco Medronha says:

    Oi Alex. Maravilha de palestra! Fiquei feliz pela história da Gabriela, esta menina é diferenciada mesmo. Ela foi minha aluna no curso de comunicação e sempre muito centrada e quieta, não revelava todo o potencial que tem ou eu não consegui enxergar. Uma pena…poderia ter aprendido com ela, mas agora sob tua orientação só vai.
    Grande Abraço.
    Marco Medronha

     
  12. We offer car parts for auto Peugeot to the enterprises, autoshops, car repair shops any country of the world.

     
  13. We offer hood bug deflectors for auto Honda to the enterprises, autoshops, car repair shops any country of the world. 🙂

     
  14. ótimo trabalho e ótima palestra. Valeu por compartilhar!

     
  15. Muito boa sua palestra, parabéns. Apoio tudo que você disse. Realmente, o fato de você ser um hacker não tem problema algum, o que está errado é usar o conhecimento adquirido para o mal.

     
  16. Bah, só vi agora sua palestra, porém, está de parabéns, gostei muito do que falou, dos assuntos que abordastes são bem interessantes, quando fizer mais palestras, publique aqui para que possamos assistir também.
    Abraço.

     

Qual é a sua opinião?

 

Curta minha página no Facebook

 

Assine meu canal no YouTube

 

Siga-me no Twitter

 

Newsletter

Receba novidades por e-mail