Home / Tecnologia / Como a criatividade está atualizando a indústria fonográfica

 

Por Letícia Vedolin
Redatora

É na economia criativa que vemos com maior facilidade o impacto que a internet tem nos modelos de negócios. A indústria fonográfica na web talvez seja o exemplo mais clássico e onde se manifestam as maiores alterações na forma como se vende, promove, remunera e consome. Abaixo, três exemplos de sites que facilitam encontros mais lucrativos entre artistas independentes e seu público.

O Grooveshark , serviço de música online, anunciou há pouco uma parceria com a Rocket Science para promover artistas independentes. A primeira banda beneficiada é a Quiet Company , que chamou atenção dos organizadores do projeto pela audiência cativa que tem no site.

O TheSixtyOne , que sempre teve acervo focado em artistas independentes, promove as faixas mais populares do site e intermedia a venda, propondo uma remuneração pelo menos 7 vezes maior que a das gravadoras.

Já o The Hype Machine apóia os artistas em suas newsletters e eventos e facilita a compra das músicas através de links para a iTunes Music Sotre e para a Amazon.

Como conseguir promover os músicos com eficiência? Cada um desses sites formou uma comunidade forte on-line, graças às inovações oferecidas aos usuários. No Grooveshark, além de armazenar sua biblioteca na nuvem, é possível encontrar quase qualquer música para ouvir por streaming. O TheSixtyOne é lindo, com fotos de tela cheia dos artistas, num layout super diferente para esse tipo de ferramenta. Já o Hypem busca em blogs de música as novidades mais comentadas, fazendo a alegria dos sedentos por faixas inéditas.

Com usuários satisfeitos, os sites aumentam sua base e, consequentemente, o público para os artistas que promovem. Um win-win game, em que a música, além de ser pioneira em modelos de negócios mais democráticos, ganha em diversidade e criatividade. O mais legal é que a colaboração está no sangue desse pessoal. Eu descobri o TheSixtyOne em uma news do Hypem. Alguém aí já viu a Colombo promovendo as Americanas?

 
 

12 Comments

  1. O meu site ainda está em contrução… Rsrsr
    Mas, bom… SObre o post, achei muito legal as dicas do sites, já conhecia dois. O enfoque da economia criativa sendo construído a partir de um novo contexto social e histórico é fabuloso pois permite observar como a contemporaneidade se comporta com relação a geração, gestão e compartilhamento de ideias, conhecimentos e saberes. Se pararmos para pensar, não queremos mais só dinheiro, queremos status, reconhecimento, queremos ser os mais “amigos” e isso tem reflexo em quase todas as esferas das nossas vidas.
    Eu viajo mesmo… Sei! Rs…
    @larissaregia

     
  2. Criatividade é tudo mesmo!

     
  3. I really like assembling utile information, this post has got me even more info!

     
  4. Have you ever thought about creating an ebook or guest authoring on other websites? I have a blog based upon on the same topics you discuss and would love to have you share some stories/information. I know my readers would enjoy your work. If you’re even remotely interested, feel free to send me an e mail.

     
  5. Muito interessante!

     
  6. Criatividade é o grande diferencial em todas as áreas!

     
  7. Sites we Like……

     
  8. What are the right sites or books to read to discover more about playing?

     
  9. Can I simply say what a relief to search out someone who really knows what theyre talking about on the internet. You definitely know methods to carry a difficulty to light and make it important. More individuals must learn this and understand this aspect of the story. I cant believe youre no more widespread since you positively have the gift.

     
  10. This design is wicked! You most certainly know how to keep a reader entertained. Between your wit and your videos, I was almost moved to start my own blog (well, almost…HaHa!) Wonderful job. I really loved what you had to say, and more than that, how you presented it. Too cool!

     

Qual é a sua opinião?

 

Curta minha página no Facebook

 

Assine meu canal no YouTube

 

Siga-me no Twitter

 

Newsletter

Receba novidades por e-mail