Home / Vídeos / Vlog Número Primo – episódio 1: jornalismo para iPad e Kindle

 

Neste primeiro episódio do vlog “Número Primo” eu discuto a produção de periódicos jornalísticos para iPads e Kindle. Depois de fazer uma crítica geral aos jornais e revistas para esses novos dispositivos, faço uma análise mais detalhada do jornal The Daily, da revista The Project e de periódicos nacionais como Veja, Época, O Globo e Brasil 247.
Como você poderá comprovar, estamos ainda nos primeiros tempos de produção jornalística específica para tablets. Na verdade, parece que se voltou no tempo. Enquanto os jornais para web desenvolveram uma linguagem própria, adequada à leitura on-line, muitos periódicos para iPad simplesmente oferecem versões digitalizadas de seus originais impressos.

Depois de assistir à estreia do vlog, não deixe de comentar e oferecer suas sugestões.

 
 

24 Comments

  1. Eduardo Freire says:

    Gostei. O formato escolhido para esta breve “aula” (pq também não deixa dão têm tablets e ficam curiosos sobre a experiência. Um bom ponto de partida para a discussão. Acompanharei a série. Quando será o próximo episódio desta novela?

     
  2. Eduardo Freire says:

    Gostei. O formato escolhido para esta breve “aula” (pq também não deixa dão têm tablets e ficam curiosos sobre a experiência. Um bom ponto de partida para a discussão. Acompanharei a série. Quando será o próximo episódio desta novela?

     
  3. Fabian says:

    Alguns jornais decepcionam muito. Se querem fazer só a transição do jornal para um PDF, façam com o argentino Olé, que é rápido, grátis e funciona, o aplicativo da ZeroHora é um dos piores.
    O NYTimes e o WSJournal fizeram ótimos trabalhos com uma diagramação exclusiva para iPad.
    Nas revistas a grande surpresa foram Superinteressante, Galileu e GQ, que ficam ótimas, apesar do tamanho das publicações (média de 150Mb).
    Mas tenho esperança que os jornais brasileiros vão tratar melhores os aplicativos para tablet.

     
  4. Parabéns Alex pela iniciativa. Gostei muito do primeiro episódio que trata de um assunto crítico de jornalismo e conteúdo para iPad e Kindle.
    Minha sugestão para um próximo episódio seria fazer um contraponto a estas revistas e jornais que estão chegando no iPad, falando das boas experiências (inovadoras inclusive) do Flipboard e Pulse, que no meu ver, foram as aplicações que melhor exploraram as potencialidades deste novo conceito de adquirir conteúdo.
    Forte abraço, e até a próxima.

     
  5. Ei Alex, parabéns pelo Vlog.
    Pensando em novos formatos, sem querer fazer propaganda, veja o jornal Estado de Minas, que resolveu colocar as notícias em Adwords: http://em.noticiasrelacionadas.com.br/
    Achei isso bom para pensar a questão semântica… e fica como sugestão para novos posts se essa pode ser uma nova tendência.
    bjs

     
  6. Gostei muito. No começo achei falta de alguma imagem sobre o falado. Imagino q a edição em tudo saia fora do conceito do produto e consuma tempo e investimento. Qdo falou da navegação horizontal/vertical ficou melhor de perceber.
    Não mude a trilha… melhore… Muito bom.
    Qto ao tema. Vai pra lá… vem pra cá…. não vejo vantagem nisso. Plataforma nova e conteúdos especiais não significam q se apropriou da tecnologia para inovar. O segredo é a linguagem, certo?
    Gostei muito qdo vc fala dos retrocessos q estão embutidos nessa suposta inovação.

     
  7. Anônimo says:

    Amigos, obrigado por todos os comentários e sugestões. São um grande incentivo para a produção de novos episódios.

    Quanto à frequência, ainda não decidi entre semanal ou quinzenal.

     
  8. Anônimo says:

    Em tempo, estou na dúvida se coloco uma trilha no background de todo o vlog. Que acham?

     
  9. Caro Alex,
    Gostei bastante do sue vlog, você está de parabéns. Curioso, já aguardo os próximos.
    Tenho um kindle e, como viajo bastante, para mim, foi um achado. Como você bem mencionou, a qualidade da leitura é excelente.
    Boa sorte!

     
  10. Alaina Paisan says:

    Excelente ideia, Alex.
    Episódio bem elaborado, mas tenho a sensação que mesmo o assunto sendo extremamente interessante, 12 minutos é um “pouco grande demais”. Episódios semanais seria ideal! =]
    Ponto crucial do vídeo é a questão do preço. É irracional pagar tão caro por um produto de qualidade inferior, um produto que não se adaptou às necessidades da nova tecnologia. É como pagar por um banquete e receber pão com ovo.
    As críticas ao Brasil 247 são coerentes, mas acho deve-se levar em consideração que o periódico na realidade é uma experiência muito ousada se levarmos em conta que a maioria (para não dizer todos) dos grandes jornais e revistas com estrutura financeira e de pessoal conseguiu corresponder as expectativas dos usuários de IPads.
    Tinha esperanças (um pouco tolas, é verdade!) de que o JB, que sempre inovou com a tecnologia, pudesse se aventurar com um pouco mais de sucesso no IPad, mas…

     
  11. Olá professor parabéns pelo excelente trabalho.
    Não posso “palpitar muito” sobre tables por ainda não ter um.
    Sobre a trilha sonora sugiro que a use apenas em momentos de climax.
    Já tive experiências desastrosas com vídeos em que o cliente desejava uma trilha instrumental durante todo o vídeo e a música acabava brigando com a narração.
    Aguardo pelos próximos.
    Beijos da sua aluna pernambucana.
    http://twitter.com/luanebulosa

     
  12. Excelente videocast. Faltava algo do tipo aqui no Brasil, falando de nossas publicações.
    Já testou o app da AutoEsporte? Achei excelente. Para começar o preço da versão digital (U$ 2,99) é inferior do praticado nas bancas. Tem um podcast falando sobre como foi a edição daquela edição da revista e conta até com conteúdo exclusivo na versão para o tablet.
    A Editora Abril está de sacanagem. U$ 6,99 por edição das revistas mensais é um absurdo!
    Parabéns e que venham mais episódios!

     
  13. Adorei o vblog tanto em conteúdo quanto em edição. Parabéns! 🙂

     
  14. Anônimo says:

    Pois é, Otávio, se querem cobrar, que se chegue a um preço mais vantajoso.

    Vou testar os apps que foram aqui sugeridos. Quem sabe faço uma resenha aqui no blog?

    Vanessa, obrigado por teu constante apoio!

     
  15. Eduardo says:

    Muito bom…

     
  16. Calícia says:

    Como já era de se esperar: ótimo!
    Achei que a iluminação podia ser um pouco mais clara, parece que você
    queria criar uma unidade com o fundo, mas ainda assim achei bem escuro.
    Queria ter um professor assimmmmmm =)

     
  17. Luciane says:

    Os posts sempre são muito interessantes, mas aproveitar-se dos benefícios
    do vídeo foi realmente uma excelente ideia. É como ter uma pequena aula!!! O conteúdo é pertinente e atual. Parabéns!

     
  18. Parabéns pelo conteúdo e pela abordagem.
    Muito melhor do que muita aula por aí.
    Aguardo os próximos.
    Abraço.

     
  19. Alex querido,
    gostei bastante do nr. 1 do vlog: discussão pertinente, apesar do cenário um tanto desolador. Vou acompanhar de perto essa sua nova empreitada e aprender bastante! Tenho apenas uma sugestão. Talvez fosse boa ideia fragmentar o vídeo, que alguém já apontou um pouco longo, em partes menores, coordenadas por objeto discutido – neste caso, um bloco para o iPad, outro para o Kindle e um terceiro para a comparação. Da mesma forma que nós, professores, recomendamos aos alunos que produzam matérias em texto para a web, fica mais palatável e até mais fácil de consultar posteriormente. Forte abraço!

     
  20. Marcelo Miranda says:

    Excelente, professor!
    Você é um visionário do nosso mundo digital…
    – O assunto atraiu (de cara) e você segurou minha atenção. Não é fácil, por tantos minutos, prender mentes navegadoras e pipocantes, que fazem suas seleções em segundos.
    – Neste primeiro vlog você já mostrou pra que veio… A edição, entre questionamentos, imagens e texto, está no caminho certo. É claro que você ainda vai melhorar e nos mostrar novidades…
    – A periodicidade? Que bom se fosse diária…
    – Pra isso bastaria você plasmar mais alguns “Alexs Primos”…
    Um abraço.
    Miranda

     
  21. Michel says:

    Esse é o meu professor!

     
  22. Luiz Sergio says:

    Olá. Existe alguma maneira de cadastrar o feed num leitor de podcast? Ou mesmo através do itunes? Obrigado

     
  23. A título de curiosidade, fui no site da editoa Abril pra ver o valor das assinaturas de suas revistas que já têm versão digital. Pra minha surpresa, todas as assinaturas para iPad são proporcionalmente bem mais caras do que as assinaturas “em papel”. Não consigo entender (a não ser que esteja aí presente o “medo” de perder a contabilidade de venda de edições e prejudicar a venda de publicidade).

     
  24. Anônimo says:

    Pois é, Lucio, não faz nenhum sentido. Eu mesmo não vou renovar.

     

Qual é a sua opinião?

 

Curta minha página no Facebook

 

Assine meu canal no YouTube

 

Siga-me no Twitter

 

Newsletter

Receba novidades por e-mail