Home / Vídeos / Discursos / Introdução à pós-modernidade e à cibercultura

 

Uma das maiores honrarias que recebi foi o convite para ser paraninfo da turma de Comunicação Social da UFRGS (2008/1). Achei que nunca receberia esse convite, pois dou aula apenas para alunos da Publicidade e Propaganda.
Logo percebi a responsabilidade que tinha recebido. O mínimo que poderia fazer seria preparar um discurso que respondesse à expectativa de uma última aula. Decidi, claro, falar sobre o que melhor conheço: a cibercultura.
Veja abaixo o vídeo desse discurso em 2 partes:

 

 
 

15 Comments

  1. Merecido, Alex!
    E não é tão surpreendente. Os professores que realmente se comprometem com o aprendizado dos alunos sempre têm chance de ser reconhecidos dessa forma. 🙂

     
  2. Alex,
    Belíssimo prolegômenos!!
    … ahhh… quão prazeroso é saber que a pós-modernidade abriga e acolhe “foras da lei” que se propõem a criar regras próprias…
    … e quão intrigante é ficar imaginando quais os novos disfarces e estratégias das corporações para lucar “dentro da(s) leis(s)”

     
  3. Mandou muito bem no discurso. Homenagem nada mais do que merecida.
    MATEUS

     
  4. Discurso inteligente, atual.
    Acompanho este blog há tempos, assim como o seu trabalho… sempre surpreendente, consistente.
    Parabéns.

     
  5. Lauro Teixeira says:

    Muito bom o discurso!
    Atual, como tudo que é velho e novo. Afinal, entendi cada palavra… Senti, por um lapso de tempo, vontade de saber mais sobre cada conceito, mas a vontade passou. E depois retomou. E agora nem me lembro quais eram direito, porque minha pesquisa se debandou para outras coisas. Ah, mas quanto ao discurso, vou indicar aos amigos, como faço com tudo que acho bom. Mas tenho de fazer agora, porque amanhã já quero outra coisa…
    um abraço
    Lauro Teixeira

     
  6. Cristiane Porto says:

    Alex,
    Cara, seu discurso foi muito bom!! Vc informa o que se processa no agora, aponta para o futuro e ao mesmo tempo faz um analogia sobre o q foi, é e o devir. Parabéns, realmente, seu discurso é “pós-moderno”. Beijos,
    Cris Porto

     
  7. Olá galera do blog!! tem um novo site de relacionamento q ta virando sucesso! tem tudo q o orkut tem e muito mais, da pra alterar o tema do perfil, enviar musicas, girar a foto dentro do album e muito mais! da ateh de conectar o Twitter dentro do UPfriend!
    http://www.upfriend.com
    Vai lá 😉 naum eh virus procura no google! flw!

     
  8. Realmente. Muito bom discurso. Parabéns por seu mérito.
    Isso resume sim muito bem o que como está se transformando totalmente a comunicação e como tudo e até as pesoas estão se tornando cada vez mais digitais e infelizmenr]te, de certa forma, mais alienadas num mundo virtual, onde conversamos com informações, compramos informações e não mais com coisas concretas e palpáveis.
    Muito interessante é também notar como era o “mundo” passado e o atual, são muitos valores que se confundem e muitas vezes causam até preconceitos e confusões entre as gerações mais velhas, as novas e as ainda mais novas, que já nasceram num mundo “loucamente” digital, na ânsia por conhecer cada vez mais tecnologias e acostumados com a digitalização de tudo o que é mecânico.
    Devemos nos preocupar em criar relacionamentos reais, mais sólidos, mais concretso e duradouros. A virtualização deve ser um complemento, pelo menos em relacionamentos. Pelo menos é assim que penso hoje, pois da forma e velocidade que o mundo muda, não posso deixar de lado a probabilidade de que o mundo consiga me convecer do contrário futuramente, ou não.
    Falow. Abrç.
    E meus parabéns!
    xD

     
  9. Emocionante mesmo, parabéns!!

     
  10. Ainda não vi/ouvi, mas estou curiosa…adoro discursos de formatura,rs…e como sou leitora de teus textos acadÊmicos, imagino que os mais “informais” sejam igualmente qualificados.

     
  11. Anônimo says:

    Que bom que vocês gostaram do discurso 🙂

    Fiz o possível para evitar a ladainha tradicional dos discursos de formatura (“Este é o primeiro degrau da longa escada que é a vida, blá, blá, blá”)!!!

     
  12. Giovani Letti says:

    Parabéns Alex. Antes tarde do que nunca. Fiz parte da primeira turma que você deu aula na UFRGS, há mais de 10 anos atrás. Já devia ter recebido essa homenagem há muito mais tempo.
    Outra coisa. Os currículos dos cursos de comunicação das principais universidades desse país já deveriam ter sido mudados. E os responsáveis por isso deveriam antes ver esse teu discurso.

     
  13. We offer Rear Boot Spoiler for auto Porsche to the enterprises, autoshops, car repair shops any country of the world.

     
  14. Hi, this is a comment.To delete a comment, just log in and view the post’s comments. There you will have the option to edit or delete them.

     
  15. We offer rain guards for auto Volkswagen to the enterprises, autoshops, car repair shops any country of the world. 🙂

     

Qual é a sua opinião?

 

Curta minha página no Facebook

 

Assine meu canal no YouTube

 

Siga-me no Twitter

 

Newsletter

Receba novidades por e-mail