Home / Redes sociais / Blogosfera / Parte 3 (gênero I) – Pesquisa sobre conteúdo e interações nos blogs em português

 

logo_generos_blogs_miniApós demonstrar os resultados sobre temas, formas composicionais e estilos mais frequentes, relato agora os resultados individuais de cada um dos 50 blogs analisados.

Para organizar este relato, vou apresentar os blogs separados por gênero, segundo minha tipologia que apresentei aqui. Para uma apresentação hipertextual, clique na imagem abaixo.


Para facilitar a compreensão, reproduzo a seguir como defino cada um dos gêneros encontrados nesta pesquisa sobre os 50 blogs lusófonos de maior autoridade.

O blogs individuais do gênero Profissional Informativo voltam-se principalmente para a divulgação de textos sobre a área de atuação do profissional e/ou para a reprodução/reescrita de notícias sobre tal tema encontradas em outros lugares. Dependendo da freqüência de publicação e das novidades relatadas, estes blogs podem se tornar material de referência e atualização para um determinado segmento. Alguns probloggers dedicam-se justamente à produção de clippings especializados. Outros (como o “Musicaki” e “De graça é mais gostoso”, analisados nesta pesquisa) usam blogs para a divulgação de links para arquivos piratas. Estes blogueiros profissionais são remunerados ao dirigir tráfego para sites de downloads.

Veja na tabela abaixo a quantidade de posts publicados pelos blogs do gênero profissional informativo, e as formas composicionais, temas e estilos mais frequentes. É importante alertar que as 3 últimas colunas não estão necessariamente relacionadas entre si. Ou seja, os valores de cada dimensão foram quantificados em separado. Por isso você encontrará na primeira linha da tabela, por exemplo, a composição “analítico” e estilo “relato”, o que poderia parecer contraditório.

prof-informativo

Já o gênero Profissional Reflexivo é um blog individual marcado pelas opiniões e críticas que publica sobre temas relativos à área de atuação do profissional. Blogs de jornalistas que focam determinado tema (que discutem futebol ou política, por exemplo), o que se aproxima da prática de colunismo/articulismo de jornais e revistas, são também exemplares deste gênero. Vale lembrar que análises críticas de especialistas em determinado segmento, mesmo que sem certificação universitária, e/ou de probloggers fazem parte deste tipo de blogs. Incluem-se neste gênero, também, os blogs com textos e imagens humorísticas de autoria de probloggers.

prof-reflexivo

Finalmente, quero destacar que a divisão dos blogs por gênero foi feita antes da avaliação estatística. Além disso, mesmo que alguns blogs reflexivos, por exemplo, tenham uma forma composicional pouco argumentativa como mais frequente, a ocorrência de reflexões no blog como um todo me levaram a classificá-lo como tal.

Nos próximos posts apresentarei os resultados dos outros blogs analisados, também separados por gênero.

______________

Veja também:

 
 

3 Comments

  1. Elisa Hoerlle says:

    amei a logomarca da pesquisa!

     
  2. We offer auto parts for auto Mitsubishi to the enterprises, autoshops, car repair shops any country of the world.

     
  3. We offer Rear Roof Spoiler for auto Hyundai to the enterprises, autoshops, car repair shops any country of the world. 🙂

     

Qual é a sua opinião?

 

Curta minha página no Facebook

 

Assine meu canal no YouTube

 

Siga-me no Twitter

 

Newsletter

Receba novidades por e-mail