Home / Redes sociais / Blogosfera / Parte 2 (composição e estilo) – Pesquisa sobre conteúdo e interações nos blogs em português

 

logo_generos_blogs_miniNa primeira parte do relato desta pesquisa sobre o conteúdo e interações na blogosfera em português, você pôde observar os temas mais freqüentes nos 50 blogs de maior autoridade no Technorati. Mas de que forma os 5218 posts abordavam esses assuntos? Quais as estratégias utilizadas na escrita desses textos? Quais são os estilos mais comuns: espirituoso, crítico, simples relato? Essas são algumas questões que poderão ser respondidas pelos dados a seguir. Em um próximo post você poderá conhecer quais são as formas composicionais e estilos que renderam mais comentários na amostra estudada.

A tabela abaixo mostra as formas composicionais mais comuns. Esta análise buscava investigar a organização e acabamento do post. Embora fosse possível identificar mais de uma forma em muitos posts, apenas a principal ou primária foi anotada. Em virtude da especificidade do meio blog, foi preciso incluir algumas categorias que podem parecer inusitadas para o estudioso do discurso em outros suportes. Tendo em vista que muitos posts resumem-se à simples reprodução (copiar/colar) de textos de outros lugares ou focam-se principalmente na sugestão de links ou downloads, essas categorias precisaram ser discriminadas em nossa análise do conteúdo. Como elas constituem um padrão reconhecível de composição em blogs, o desmembramento dessas formas pareceu adequado aos objetivos desta pesquisa. Outra forma composicional que não raro aparece em blogs é o tutorial, normalmente concretizado em uma passo-a-passo sobre como desempenhar certa tarefa. Finalmente, senti a necessidade de diferenciar factual, reprodução e release. O primeiro caracteriza-se pela narração distanciada de um acontecimento efetuada pelo próprio blogueiro; o último distingue-se da simples reprodução por relatar ou mesmo copiar a íntegra de uma notícia produzida por um profissional ou organização sobre suas próprias atividades ou produtos.

É interessante observar que um dos objetivos dos blogs pioneiros — o de registrar e sugerir links — ainda é bastante popular, mesmo após 10 anos de blogosfera. A hipertextualidade da Web pode ser aí observada, mesmo sem quantificar-se a imensa quantidade de links presentes nos posts com outras formas composicionais. Uma observação mais cuidadosa poderia também detectar nesses links e na alta incidência de posts de reprodução o que chamo de “encadeamento midiático” entre blogs e veículos de outros níveis midiáticos, a saber: mídia de nicho (revistas segmentadas, TV por assinatura, etc.) e mídia de massa.

O estilo, terceira dimensão utlizada para o estudo dos posts enquanto enunciados, refere-se principalmente a como se posiciona o blogueiro diante do que escreve e perante o leitor. Veja a seguir os principais achados.

Claro, mais de um estilo poderia estar presente em um mesmo post (como crítico, agressivo e escatológico). Os 3 avaliadores, contudo, foram instruídos a selecionar o estilo principal, aquele que mais caracterizava o post. Como se vê nos resultados acima, mais da metade dos posts mostram um distanciamento do blogueiro, que limita-se ao relato. Por outro lado, é preciso reconhecer que a grande maioria das sugestões de links e downloads, como também os posts de reprodução, foram categorizados no estilo relato. O segundo estilo mais comum é o “crítico”, mostrando justamente o perfil reflexivo da blogosfera, tão discutido em debates sobre o tema. Esse argumento pode ficar ainda mais forte ao lembrar-se que a forma composicional mais comum é a analítica (que além de “crítico” podem assumir os estilos “gozação”, “espirituoso”, entre outros).

No post seguinte passarei a analisar cada um dos 50 blogs estudados quanto ao seu gênero (segundo a tipificação que propus aqui). Além disso, descreverei os temas, formas composicionais e estilos mais frequentes em cada um deles.

______________

Veja também:

 
 

8 Comments

  1. Vicente Medeiros says:

    Parabéns, Alex. Belíssimo e importantíssimo trabalho. Aguardamos mais resultados da sua pesquisa.
    Um abraço.
    Vicente

     
  2. Caramba, me impressionou a seriedade com que você conduziu sua pesquisa.
    Muito interessante. Parabéns.

     
  3. sandropave says:

    Muito bom este estudo… Classificação clara, fácil de aplicar… Vou publicar no meu blog em breve – com os devidos créditos e links, claro! Abraços…

     
  4. We offer Rear Boot Spoiler for auto Daewoo to the enterprises, autoshops, car repair shops any country of the world.

     
  5. Teen Wolf Online Streaming…

     
  6. We offer side window deflectors for auto Opel to the enterprises, autoshops, car repair shops any country of the world. 🙂

     
  7. Pesquisa sobre conteúdo e interações nos blogs em português - parte 1 (temas) « Dossiê Alex Primo says:

    Pesquisa sobre conteúdo e interações nos blogs em português – parte 1 (temas) « Dossiê Alex Primo

    […] Parte 2 – composição e estilo […]

     
  8. espiritualidade.net » Blog Archive says:

    espiritualidade.net » Blog Archive

    […] Diante de tantos mitos sobre blogs, decidi conduzir uma grande pesquisa so Veja o post completo clicando aqui. Post indexado de: […]

     

Qual é a sua opinião?

 

Curta minha página no Facebook

 

Assine meu canal no YouTube

 

Siga-me no Twitter

 

Newsletter

Receba novidades por e-mail