Home / Redes sociais / Blogosfera / Pesquisa sobre conteúdo e interações nos blogs em português – parte 1 (temas)

 

Apesar da grande variedade de gêneros de blogs, circulam por aí posts alarmistas/sensacionalistas anunciando que os blogs morreram (pena que os interagentes não ficaram sabendo!!!!). Na verdade, o que morreu foi a visão essencialista sobre blogs. As viúvas do mito, claro, não se conformam. Como já tive oportunidade de insistir, blogs são um meio de comunicação que não se vinculam necessariamente a um gênero discursivo.

logo_generos_blogs_miniDiante de tantos mitos sobre blogs, decidi conduzir uma grande pesquisa sobre gêneros discursivos na blogosfera. Como poucas são as investigações nessa área, precisei desenvolver alguns procedimentos metodológicos e conceituais para operacionalizar esse estudo. Nesta série de posts que hoje inicio vou descrever o método e os principais achados desta pesquisa.

Para esta pesquisa, avaliou-se o conteúdo produzido por 50 blogs listados no ranking dos “Top 100 blogs segundo o Technorati“, publicado por Edney Souza em 8 de agosto de 2007. Sim, todo ranking é alvo de críticas. Com este não foi diferente. Contudo, a listagem foi apenas um ponto de partida para a análise de conteúdo que eu pretendia conduzir. O rol de blogs avaliados encontra-se ao final deste post, como também o motivo pelo qual alguns blogs ou sites foram eliminados da amostra.

A amostra foi constituída por todos os posts publicados naqueles blogs em agosto de 2007. Todos os 5233 foram cadastrados em uma planilha com seus respectivos permalinks. Em um primeiro momento, foram registrados a data de publicação e número de comentários, vídeos e imagens. Na segunda fase, todos os posts foram lidos e categorizados por 3 avaliadores (aproveito para elogiar o trabalho exaustivo de Elisa Höerlle, Gilberto Consoni e Gabriela Zago). Em virtude de alguns problemas de acesso, a amostra final foi reduzida para 5218 posts.

Todos os posts foram julgados quanto ao tema, forma composicional e estilo. Essas dimensões do enunciado partem do trabalho referencial de Bakhtin sobre gêneros. Essa proposta publicada postumamente não delineava procedimentos de análise. Por esse motivo, e como os gêneros da blogosfera são muito recentes, precisei desenvolver uma série de categorias para este estudo.

Com todos os dados quantitativos coletados e todos os posts categorizados, o material foi tratado estatisticamente e diversos cruzamentos efetuados (como estilo X número de comentários). Tendo em vista a dimensão e a complexidade desta pesquisa, apenas agora é possível descrever seus resultados.

Os primeiros dados que vou aqui relatar se referem ao tema dos posts estudados. Ou seja, buscou-se observar sobre o que se fala nos 5218 posts. As categorias utilizadas foram compiladas a partir dos temas disponíveis em portais de blogs como Xanga e no próprio orkut. Outras categorias precisaram ser incluídas e algumas combinadas para a operacionalização correta desta análise. Veja abaixo os resultados (a tabela mostra apenas os temas com mais de 1%).

Os outros temas encontrados foram: Automotivo (0,79%); Hobbies (0,77%); Animais (0,71%); Erótico (0,71%); Religião/Espiritualidade (0,65%); Saúde (0,63%); Besteirol (0,63%); Sexualidade (0,57%); Moda (0,50%); Ciências (0,33%); Socialites (0,31%); Ecologia (0,27%); Etnia (0,19%); História (0,21%); Viagem (0,10%); Subculturas (0,08%). Em tempo, “Meta” na tabela acima se refere a posts voltados para informações e reflexões sobre o próprio blog.

Como se vê, metade dos posts dedicam-se aos temas “tecnologia” e “política”. De fato, parece coerente que os blogs, esse novo meio digital de comunicação, voltem uma parcela significativa de sua produção para a informação e discussão de temas ligados justamente ao universo tecnológico. O que pode surpreender é que o tema “política” aparece em segundo lugar no levantamento. É preciso reconhecer que boa parte dos posts sobre política vêm de blogs dos jornalistas Ricardo Noblat, Reinaldo Azevedo e Josias de Souza, cuja periodicidade de publicação é alta. De toda forma, o dado é importante para comprovar que a blogosfera não pode ser definida apenas como uma infinita publicação de bobagens por adolescentes descompromissados, como insistem muitas pseudo-críticas.

Pode-se também observar nitidamente a importância que os meios de comunicação de massa (MCM) têm para a blogosfera. Cerca de 9% dos posts (3o. lugar na listagem) dedicam-se principalmente ao relato ou discussão de peças da grande mídia (telenovelas, por exemplo). Esse dado demonstra mais uma vez o fenômeno de encadeamento midiático que já comentei anteriormente (leia este PDF e este também) Claro, o encadeamento pode ser observado em centenas de outros posts (que citam, reproduzem ou comentam veículos dos níveis midiáticos nicho e massivo), mas em 472 posts ele era o centro temático da postagem.

É importante lembrar que os dados aqui relatados se referem à uma parte específica da blogosfera: a mais lida e mais referenciada. Como o ranking utilizado avaliava a autoridade no sistema de busca Tecnorati, podemos dizer que os blogs avaliados fazem parte da “cabeça da curva” de popularidade (para mais informações, leia sobre a “cauda longa“).

Supondo que esses poucos blogs da cabeça da curva tenham um perfil diferente da grande maioria presente na longa cauda, uma nova pesquisa com blogs de baixa autoridade, utilizando os mesmos procedimentos metodológicos, está em andamento.

Nos próximos posts irei relatar os resultados sobre estilos, formas composicionais, periodicidade, número de comentários, imagens e vídeos, além de diversas correlações.

_________________

Os 50 blogs analisados nesta pesquisa são:

  1. Meio Bit
  2. Brainstorm #9
  3. Kibe Loco
  4. Jacaré Banguela
  5. Bluebus
  6. BR-Linux.org
  7. Pensar Enlouquece, Pense Nisso.
  8. Contraditorium
  9. Burajiru!
  10. Diário do Rio
  11. Templates para Blogger
  12. Acidez Mental
  13. Templates para Novo Blogger
  14. Querido Leitor
  15. Cocadaboa.com
  16. hipermoderna.net
  17. Gema Carioca
  18. Ricardo Noblat
  19. De Graça é Mais Gostoso
  20. Blog do Cardoso
  21. o Giro
  22. Reinaldo Azevedo
  23. o b v i o u s
  24. Diário de um PM
  25. Josias de Souza
  26. BrPoint
  27. Depósito do Calvin
  28. Digital Drops
  29. Techbits
  30. Revolução Etc
  31. PortalCab.com
  32. Blog do Juca
  33. Tarja Preta
  34. Blog do Tas
  35. Tableless
  36. novo-MUNDO
  37. Fabio Seixas
  38. Efetividade.net
  39. Google Discovery
  40. Undergoogle
  41. bernabauer.com
  42. Verdade Absoluta
  43. Garota Sem Fio
  44. Musikaki
  45. Liberal Libertário Libertino
  46. Mundo Gump
  47. Garotas que Dizem Ni
  48. Bruno Torres ponto net
  49. Hype
  50. celsojunior.net

Os seguintes blogs, apesar de constarem do ranking, não foram analisados:

  • Interney Blogs, Verbeat Blogs, Insanus – são “condomínios” de blogs
  • Sedentário e Hiperativo, Curta o Rio, Omedi, Usabilidoido, O Fim da Várzea – Página de arquivos de posts do mês de agosto de 2007 apresentava problemas de acesso
  • Uêba, Conversa Afiada – não foram considerados blogs por esta pesquisa

________________

Veja também:

________________

PS: A frase “pena que os interagentes não ficaram sabendo”, no primeiro parágrafo, é inspirada em um artigo de Juremir Machado da Silva em que ironiza as apostas pós-estruturalistas de que o autor havia morrido.

 
 

16 Comments

  1. Faltou um tema – Cinema. E é do que falamos, eu e convidados, por lá. São as nossas impressões sobre cada filme.

     
  2. Firmino Júnior says:

    Caro Alex Primo,
    Faço mestrado na PUC MG e pesquiso blogs de policiais militares. Trata-se de um segmento que tem crescido e ganhado espaço na blogosfera. Entre os blogs mais importantes estão o Diário de um PM, que, inclusive, figura no Yahoo! Posts e é também o meu objeto empírico.
    Por acaso, você não fez nenhum tipo de estudo ou conheça outros pesquisadores que também tem se interessado por este tipo de blog?
    Abraços,
    Firmino Júnior”
    *PS: tenho usado várias referências suas, parabéns pelos estudos que tem realizado.

     
  3. Muito interessante, ávida por ler a parte 2 do dossiê.

     
  4. Prezado Firmino, desculpe pela demora de minha resposta. Estudamos o Diário de um PM. Infelizmente, ele teve apenas um post no período estudado. Logo, não temos maiores dados sobre esse blog, além dessa única publicação.
    Não deixe de comentar por aqui quando tiver resultados de sua pesquisa. Quero muito conhecer.

     
  5. Lella, nesta pesquisa classificamos posts sobre cinema na categoria “artes visuais”. Mas, em virtude de seu pertinente comentário, vou separar a nova categoria “cinema” na pesquisa que está agora em andamento. Obrigado!

     
  6. Firmino Júnior says:

    Caro Alex,
    O DPM realmente está meio parado. Eu conversei com o blogueiro Alexandre de Souza e ele me disse que está estudando para concursos para crescer na corporação. Meu trabalho parte do DPM, mas vislumbra toda a blogosfera policial, que, inclusive, tem agora um espaço importante: http://www.blogosferapolicial.vai.la.
    Pode deixar que sempre postarei aqui no blog sobre minha pesquisa, acredito que seja um excelente canal de discussão com outros pesquisadores. Abraços.

     
  7. Oi Alex! Que bom!
    E é até porque acho que cinema, em separado, é o que foca mais os nossos leitores nos sites de busca. Um clip musical nem aparece nas pesquisas internas. A música de determinado filme, sim. Mas a procura maior é sobre a história do filme, e suas variantes.
    Vou continuar acompanhando seu trabalho!
    Parabéns!

     
  8. Obrigado pelo update, Firmino. Feliz ano novo!

     
  9. Poxa, meu nicho está fraquinho hein!
    Religião/Espiritualidade (0,65%)
    Não é à toa que a maioria não consegue nem diferenciar Religião de Espiritualidade… Enquanto isso, sou obrigado a “ficar’ na mesma categoria que blogues de crentes e afins, apregoando verdades absolutas enquanto eu proponho uma reflexão à lá Protestantismo: encontre seu próprio Deus.
    Isso não é religião, é religare, é espiritualidade, e experiência viva.
    #comofaz pra pararem de confundir?
    Abração e parabéns pela ótima postagem.
    Gabriel Dread

     
  10. Once again I find myself spending way to much time both reading and commenting ongood blogs .

     
  11. We offer hood bug deflectors for auto Porsche to the enterprises, autoshops, car repair shops any country of the world.

     
  12. We offer Rear Roof Spoiler for auto Hyundai to the enterprises, autoshops, car repair shops any country of the world. 🙂

     
  13. Parte 3 (gênero I) - Pesquisa sobre conteúdo e interações nos blogs em português « Dossiê Alex Primo says:

    Parte 3 (gênero I) – Pesquisa sobre conteúdo e interações nos blogs em português « Dossiê Alex Primo

    […] e interações nos blogs em português 11 12 2008 Após demonstrar os resultados sobre temas, formas composicionais e estilos mais frequentes, relato agora os resultados individuais de cada um […]

     
  14. As Categorias no Best Blog Brasil 2008 | Nossa Via: O conteúdo passa por aqui! says:

    As Categorias no Best Blog Brasil 2008 | Nossa Via: O conteúdo passa por aqui!

    […] deva-se a tê-los no mesmo tema, o de Artes Visuais. Mas como comentei nessa parte da pesquisa em Dossiê Alex Primo, Blogs sobre Cinema têm já um público certo. Dai, já poderia estar, ou melhor, já deveria ter […]

     
  15. Primeiro dia de atividades no Campus Party Brasil 2009 — SmartIS Comunicação Digital says:

    Primeiro dia de atividades no Campus Party Brasil 2009 — SmartIS Comunicação Digital

    […] sobre gêneros discursivos na blogosferasobre a qual tem posts em seu blog detalhando a pesquisa aqui, aqui, aqui e […]

     
  16. Campus Party 2009, um pequeno balanço — QueroTerUmBlog.com! says:

    Campus Party 2009, um pequeno balanço — QueroTerUmBlog.com!

    […] de Alex Primo, que os blogs não estão se tornando relevantes à toa: parte 1, parte 2, parte 3, parte 4. Por exemplo, de 5 mil posts analisados em sua pesquisa, ele descobriu […]

     

Qual é a sua opinião?

 

Curta minha página no Facebook

 

Assine meu canal no YouTube

 

Siga-me no Twitter

 

Newsletter

Receba novidades por e-mail